segunda-feira, 18 de julho de 2011

REFLETINDO MEIO AMBIENTE


“Os europeus que chegaram ao Brasil na época do descobrimento encontraram uma floresta impressionante dominada por árvores enormes, algumas com mais de 50 m de altura, como os jequitibás. [...] O ambiente espelhava um equilíbrio estabelecido há muito tempo entre o clima, o solo, a água, as plantas e os animais.” (GAIANOTTI, MODELLI – 2002) Esta é a definição do aspecto da região do Brasil em meados do séc. XVI.



A natureza vem sendo explorada pelo homem desde que este passou a existir e usufruir de seus recursos. Mas, há muito estes recursos são extraídos para a obtenção do lucro. No momento em que o homem passa a explorar a natureza, atinge também o equilíbrio entre os seres vivos e o meio ambiente, alterando seu hábitat e modificando seu comportamento.

O que nós podemos observar ao longo do tempo, é que este bem tão precioso que Deus nos deu aos poucos está sendo destruído por nossa causa. Porém, o que muitos não compreendem é que nossa existência na terra depende exclusivamente dos recursos que a natureza nos oferece, como, por exemplo, a água. Nenhum ser vivo é capaz de sobreviver sem água, no entanto, este recurso está se esgotando no planeta. E então? Como será a vida na terra sem a água? Este é apenas um dos problemas que estão vindo à tona.



O meio ambiente necessita de cuidados e preservação. Bem como todos os seres vivos que nele habita, pois também compartilham conosco o mesmo nicho, os mesmos recursos. Na minha concepção, somos todos animais. Mais evoluídos que os outros, porém, animais.


Desde já, devemos ter mais consciência de que o meio ambiente está em sintonia conosco, por isso devemos estar também em sintonia com ele. E tudo o que tomamos da natureza ela requer de volta.



Fonte: www.rn24horas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário