quarta-feira, 20 de julho de 2011

IDEMA emite mais de 100 licenças para Parques Eólicos em 2011

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) emitiu 112 licenças para Parques Eólicos em 2011.&nbspDeste montante, foram emitidas 82 licenças prévias para empreendedores que desejam participar do Leilão de Energia previsto para ocorrer entre 17 e 18 de agosto. Além destas licenças prévias, este ano já foram emitidas três licenças de operação e outras 27 licenças de instalação.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (19), durante coletiva com a imprensa, na sede do lnstituto. O diretor geral do IDEMA, Marcelo Toscano, lembrou que o órgão ambiental tem o dever de garantir o desenvolvimento econômico do Estado, sem perder de vista o desenvolvimento sustentável. Para tanto, precisa fazer cumprir a legislação ambiental.

Apesar de serem empreendimentos considerados de baixo impacto para o meio ambiente é preciso levar em consideração diversas condicionantes para a instalação dos mesmos. "O IDEMA precisa ser criterioso nestas avaliações. O Núcleo de Licenciamento cumpriu o seu objetivo com segurança chegando a licenciar 85% dos empreendimentos para o leilão de energia, dando resposta a necessidade do empreendedor e cumprindo todas as etapas do licenciamento", ressalta Marcelo. Todos os processos para o leilão foram analisados pelo órgão. Apenas 14 processos não foram licenciados por não atenderem os critérios necessários ao licenciamento.

Além de cuidar do licenciamento, o IDEMA vem conversando com os responsáveis pelos empreendimentos de Energia Eólica para incluir mão de obra local na construção civil. A direção do órgão também está recomendando o investimento em capacitação das comunidades do entorno dos Parques. O IDEMA está em entendimento com uma empresa que trabalha com energia eólica para desenvolver projeto de educação ambiental nos ecopostos do órgão espalhados no Estado. Entre as cidades que estão sendo procuradas para receber Parques Eólicos estão João Câmara, Pedra Grande, Parazinho, Caiçara do Norte, São Bento do Norte, Galinhos, São Miguel do Gostoso e Guamaré.

O Núcleo de Eólicas é formado pelas biólogas Maria Teresa Franco Marques, Andréa Mércia Barreto Soares, Maria Cristina da Rocha Taveira, o tecnólogo ambiental Paulo de Tarso Dantas Lima, o engenheiro João José Veiga e a estagiária Isabelle Morais Santana. A coordenação do Núcleo é do geógrafo Iron de Medeiros Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário